Criações feitas com linha, cor e alegria, música, alguma magia e muito amor...

27.8.09

Tearzinho rabo de gato

Depois de ter postado o colar com as flores brancas, várias pessoas questionaram-me sobre o "rabo de gato". Trata-se de um cordão feito num tearzinho circular, ou seja, fica redondinho, fechado e sem emendas. Na foto abaixo podem ver o meu tearzinho que tenho desde os meus 9 anos. Sim , leram bem - 9 (nove)!Trabalhar com esses teares é muito simples. Basta introduzir a linha/lã escolhida no centro e amarrar num dos "preguinhos"Deve formar 4 elos, enrolando à volta dos seguintes e depois é só passar a linha e puxar, elo por elo, como se faz no tricot.O cordão vai sair do lado oposto e pode-se fazer do tamanho pretendido.Com esses "rabos de gato" dá para fazer imensas coisas. Se os enrolar e costurar, formando uma espécie de caracol, dá para fazer até tapetes.No ano passado, no mês de Novembro, fiz um post em que mostrei este meu tearzinho já velhinho e outro com 6 preguinhos que faz um rabo de gato mais grosso. Se quiserem pesquisar um pouco mais no Google imagens é só introduzir a palavra flamenga/holandesa "punikklosje" que significa tear de rabo de gato e poderão ver diferentes modelos de teares, assim como, peças confeccionadas com os cordões.

5 comentários:

Joana disse...

Oi Tania, também sou fá de rabo de gato, já fiz meus proprios teares antes de conseguir um de manivela pois aqui é muito raro material e acessórios para trabalhar com lãs. Tenho o mesmo problema que você com relação ao clima, aliás, vi que você mora em Cabo Verde, nosso clima é muito parecido, eu moro em Fortaleza e temos uma grande ligação pois muitas pessoas vêm das ilhas fazer compras de roupas aqui pois nossa cidade é muito rica em confecções. Se precisar de alguma coisa que eu possa te ajudar é só falar pois daqui praí penso que o transporte não seja tão caro já que temos linha aérea diária entre nossos "países".
Beijos
Joana

Corteygrif disse...

Acho muito interessante este aparelhito,comprei um ha alguns meses,acreditas ainda nem o abri,achei engraçado para um dia quando tenha tempo.
O efeito relamente è lindo,e devem se fazer coisas muito originais.
Mais besitos
e felz semana
ROSA

TZS disse...

oi, eu queria saber aonde que compra o tear estou feito louca proucurando e não lugar nenhum. Todos se confundem com o que é o tear rabo de gato: é com colar, com roupa e relogio até com doce eles se confundem se poder endicar um lugar na proxima edição do blog muito obrigada.
ABRAÇOS
Maria B.

TZS disse...

oLá eu procuro em todo canto mas n acho onde tem?

Anônimo disse...

Tania este trabalho é por demais versátil e atual,desde que eu tinha meus 14 anos rsrsrsrsr (bote tempo nisso) eu ja fazia,não existia os teares,minha mãe costurava e eu pegava os carretéis de madeira que ela botava fora p/ fazer rabo de gato.Era só por 3 ou 4 brochinhas.Fica lindo faço p/ alças de bolsas,até hoje não esqueci.PARABÉNS querida tudo muito 10. shoppingdeartes.blogspot.com

Crochet Along 2014

Crochet Along 2014
Ik haak mee / Estou a participar...