Criações feitas com linha, cor e alegria, música, alguma magia e muito amor...

18.3.09

Porta moedas - reciclagem tampa de garrafa

Há dias vi um porta moedas bem original no blog Ninha Croche da Sandra Simião (ver nos meus links). Era feito com duas tampas de plástico de latas de cacau. Entre elas havia uma faixa crochetada com zipper no meio. Bem bonito e original. Ontem à noite, em casa, no armarinho onde guardo coisas para reciclar, fui à procura de tampas desse tipo para fazer algo parecido mas, infelizmente, não encontrei ...
Como já tinha decidido reciclar, fiquei a olhar para o material que tinha disponível e tive uma ideia. Decidí fazer um porta moedas, tipo bolsinha, a partir de uma tampa de um garrafão de água (desses de 5 litros). A experiência saiu assim ↓
Adorei!!! Ficou melhor do que eu esperava e então decidi fazer outro, desta vez com PAP.

Material necessário:

1 tampa da garrafão de plástico (desses de 5 litros); 1 alicate para furar; linha (podem ser restinhos); agulha de crochet de número adequado para a linha e 2 contas ou missangas. Escolhi linha acrílica em preto e branco e contas étnicas de madeira nas mesmas cores.
1. Fazer furinhos na tampa em toda a lateral
2. Amarrar a linha branca num dos furinhos e crochetar 3 pb em cada um. Fechar a carreira com um pbxm
3. Sobre cada pb fazer um pa. Fechar a carreira com um pbxm

4. Juntar a linha preta e fazer uma carreira de pb (atenção - não corte a linha branca porque vai trabalhar alternando as cores, as linhas cruzam-se no lado avesso da peça)
5. Repetir as carreiras 2 e 3 mais 2 vezes
6. Fazer uma carreira de passa-fita (1pa, 1 corr saltando um ponto de base...)
7. Fazer um biquinho. Fiz em cada arquinho 1 pbxm, 3 corr, e 2 pa.
7. Fazer um cordão, passa-lo pela carreira de passa-fita e fixar as contas nas duas extremidades. O porta moedas está prontinho, pode colocar as moedas nele.
Na foto acima podem ver todos os detalhes: o fundo (tampinha), o início do corpo da bolsinha (os pontos feitos nos furinhos) e as contas do cordão.

É claro que este PAP é só uma orientação. Podem trabalhar com uma cor só ou com mais cores, Podem mudar os pontos, o biquinho, o cordão, enfeitar com flores, borboletas, etc, etc... É só dar asas à imaginação.

Foi o que eu fiz e cá estão mais dois modelos diferentes:
Aqui um feito com lã cor de ferrugem e duas flores vermelhas no cordão. O corpo da bolsinha foi feito em ponto canelado.
Nesta última peça trabalhei com lã beje. Apenas o biquinho foi feito de outra cor - azul bebé. O efeito ficou bonito por ser a mesma cor que a tampinha. A bolsinha foi toda feita em pb. No cordão misturei as duas cores e apliquei contas azuis e de madeira.

Estou muito contente por ter inventado essa peçinha útil e espero que também se divirtam fazendo as vossas variações. Sempre são algumas tampinhas recicladas e diminuimos a quantidade de "restinhos" de linha e lã. O meio ambiente agradece!!!

16 comentários:

Carla disse...

Adorei, parabéns pela criatividade, execução e por compartilhar.
Beijos, Carla.

Rosy Mery disse...

Oi amiga, adorei seu porta níquel, ficou show, adorei a dica... mais uma.... eu também fiz um do blog da nossa amiga Sandra, adorei fazer.

Bjs

Rosy Mery

Cristal disse...

OI AMIGA! QUE IDÉIA MARAVILHOSA! OBRIGADO PELO PAP... VIM FAZER UMA VISITA VER AS NOVIDADES E TE DESEJAR UMA ABENÇOADA QUINTA-FEIRA, BJOS...

JOCA disse...

Oi Tania,tudo bem ?
adorei sua ideia, é bem prática e fácil fazer ......Parabéns e obrigada por compartilhar.Suce$$$$$o menina...
B JOCA S

Unknown disse...

Oi Tania
Que legal essa idéia de porta moedas, ficou umagraça.
Parabéns pelos trabalhos e pelo Blog, adorei.
Beijos
Ana Célia

Anônimo disse...

Quer saber...mesmo.ADOREI sua ideia..e se não foi sua, adorei trazer para nós.bjos amiga e PARABENS!(vou fazer...olha eu ai atrás de tampa de garrafão)

Tania Romualdo disse...

Olá Noema,
A ideia é minha mesmo. Ia fazer outro porta moedas mas não tinha à mão o material necessário. Então criei este com base numa tampa de garrafão.
Bjs

Tania Romualdo disse...

Ana Zélia, Joca, Cristal, Rosy Mery e Carla,

Obrigada pela vossa visita e pelos vossos comentários. Manter um blog sempre actualizado e interessante exige muito de nós, mas em contrapartida temos essa maravilhosa compensação que é o retorno e o intercâmbio que se estabelece na blogosfera.
Beijocas a todas e tenham um lindo dia

Carla Roberta disse...

QUE MÁXIMO TÂNIA!
OBRIGDA PELO PAP!
BJOOOO...

MB Crochê disse...

Oi Tânia, achei tua idéia maravilhosa!
Quanta criatividade..ficou uma graça!
Obrigada por compartilhar!
Qualquer hora vou tentar fazer através do teu pap.
BjOs e um ótimo dia!!

Márcia

Narinha Nascimento disse...

Ficou muito bom Tania! parabéns pela criatividade ! Obrigada pelo pap!!

Prendt Linda disse...

Que genial tutorial¡¡ y como siempre haciendo algo bueno por el mundo,pero ademas super lindo¡¡ gracias por la idea¡¡ ^^

♥Edilene Soares♥ disse...

OLÁ TANIA,QUE IDÉIA LEGAL,JÁ HAVIA VISTO O QUE ROSY FEZ E GOSTEI,MAS TENHO DIFICULDADE COM ZIPER,ENTÃO SEU POR MOEDA FACILITA MUITO.
BJS NO ♥
♥JESUS TE AMA♥

Eunice Martins♥ disse...

OLA AMIGA QUE BELA IDEIA VOCÊ NOS TROUCE ADOREI VOU TENTAR FAZER, DEPOIS LHE DIGO, OBRIGADA POR PARTILHAR, BEIJOS E BOA SEMANA.

Geny disse...

Fascinantes estes trabalhinhos, muito originais e muito criativos...parabens.. jinhos

♥Edilene Soares♥ disse...

OLÁ TÂNIA,SEU BLOG CADA VEZ MELHOR E ESTES PORTAS MOEDAS,UM MAIS FOFO QUE O OUTRO.OS QUE FORMAM FLOR ACHEI DEMAIS.
BJS MIL NO ♥
♥JESUS AMA VC♥

Crochet Along 2014

Crochet Along 2014
Ik haak mee / Estou a participar...