Criações feitas com linha, cor e alegria, música, alguma magia e muito amor...

22.2.09

Bom Carnaval !!!

Iupie!!! É Carnaval, vamos todos cantar e sambar...

Como boa Mindelense que sou adoro a festa do Rei Momo. Afinal de contas, São Vicente (minha ilha) é o nosso "Brasilim" (Brasil em ponto pequeno).


Ao longo dos anos fiz um sem número de trajes carnavalescos. Hoje, venho partilhar aqui alguns. Peço desculpas pela qualidade de algumas das fotos que já têm vários anos.
Aqui meu filho, vestido de Neptuno, Rei do Mar, no cortejo da Escolinha Abelha.

Adorei fazer o fato. Levou um bom tempão porque foi todo debruado e cheia de aplicaçoes prateadas, fixadas à mao.

Para a coroa fiz um gorro em crochet em verde água. À volta da cara fiz umas ondas. Elas foram cortadas em papelao, forradas com folha de espuma e depois com tecido. Por fim, mais aplicaçoes de perolas prateadas em diversos tamanhos.
Nesta foto, uma vista do corpo inteiro e do tridente.
Aqui, ao lado da Rainha. O traje da Rainha não foi feito por mim.
Aqui, em cima do carro alegórico da família real.
A maninha era para ir de sereia mas, por ter estado doentinha poucos dias antes, tive receio de a deixar sair tão fresquinha. No entanto, não a queria tristinha e contrariada, então fiz uma fatiota bem bonita (inspirada no modelo do Rei) e que permitia vestir outra roupinha por baixo.

Com o mesmo tecido que o Rei, a Rainha e as sereias, fiz este fatinho de princesinha com boina a condizer. Ambos têm sapatinhos a combinar. São ténis, desses macios para ginástica, forrados com o tecido do traje. O forro foi fixado com uma costura invisivel feita à mão.
Tão lindos!!!

E que me dizem deste palhaçinhoRoupa, cabeleira e sapatos - tudo feito por mim!

A cabeleira deu que fazer! Os fios foram enfiados um a um, nos buraquinhos do gorro previamente crochetado com a mesma la

A correr...

Gargalhadas!!!
Já meio cansadinho no colo da mamã - Sou eu vestida de punk!!!

Reparem nos sapatos - são ténis forrados com o tecido da roupa e decorados com laçarotes iguais aos da gola.


Olhem, é o Alladin!
Calças bem largas e tufadas, mangas de balão. colete todo bordado e turbante com pedra "preciosa"

Aqui, ao colo da Tia babada. O Alladin foi feito por mim mas o traje da minha irmã não.

No entanto, é tão lindo que não resisto postá-lo também.
Vejam só a perfeição dos detalhes...
E aqui a vista do corpo inteiro. Naquele ano, minha irmã - peixe voador - era a Rainha do grupo carnavalesco Estrelas do Mar. Simplesmente LINDA!!!!!

Bat-Man e Capuchinho Vermelho
Para o meu filho fiz um macacão e uma capa de cetim preto. Depois cortei o morcego em cetim azul claro. Depois de o aplicar sobre o macacão debruei-o com fita dourada.

A mascara foi toda crochetada com linha preta.
Para a minha filhota fiz um vestidinho verde claro. A saia rodada foi feita com tecido rendado. Por último, o capuchinho feito de cetim vermelho e com duas fitas de cetim bem compridas para amarrar.

Branca de Neve
Fiz este fatinho para a filha de uma amiga e vizinha. Na foto, já não tinha a cabeleira feita de lã preta e com laço vermelhinho...mas ainda dá para ver o resto do traje.

Viemos do espaço!!!
Que tal essa família real espacial??!

Fiz os trajes em tecido aveludado azul e cetim prateado.

A coroa do príncipe foi feita aplicando uma serpentina (dessas de natal) prateada sobre o gorrinho crochetado com linha azul. A cabeleira da princesa não fui eu que fiz. Comprei-a, assim prontinha.

Quack, quack... é o Pato Donald!
A cara é uma máscara comprada, o resto, com excepção das luvas, foi feito por mim. Reparem nos detalhes do casaquinho. Feito de cetim azul foi todo enfeitado com fitas de cetim e zig-zag douradas.

O "rabiosque" foi feito de cetim branco. É um calção bem largo com elásticos nas bainhas para criar aquele efeito tufadinho.

Mais um palhaçinho
Desta vez, é o meu mais novo. Era tão gorduchinho ....... rsrsrsrs

Fiz um macacãozinho em cores contrastantes e com folhos bem coloridos e sapatinhos e condizer. A peruca foi comprada.

A Princesa do Sol e dois tigres!
O vestido da princeso foi feito de cetim amarelo bem torrado e sobre a saia e as mangas trabalhei com tecido cheio de fios dourados. A coroa completa o conjunto.

Fiz os tigres usando uma colcha que rasgou acidentalmente (adorava aquela colcha!)
Ficaram bem fofinhos e peludos. Orelhas bem redondinhas, longas caudas e pinturas a condizer com os fatos completaram tudo.
Grauwwwwwwwwww........

Um cowboy, um diabrete e, de novo, uma princesa.

Para o cowboy fiz apenas o colete. Ele usou calças normais e uma camisa de flanela. O chapeu foi comprado. O corpo do diabrete foi feito de cetim vermelho e a capa em preto.Os chifrinhos e o tridente foram comprados .

O vestido dessa princesinha é de cetim rosa e por baixo tem um saiote de tule bem pesado e prateado (daí a saia ficar assim bem rodadinha). O coração foi cortado do tule e bordado sobre o peito do vestido com uma orla de fita prateada. Luvas brancas de renda e uma coroa cheia de brilhante completam o conjunto.

Já alguma vez viram a fadinha das flores? Olhem aqui está ela...Maillot rosinha decorado com rosas de crochet, saia bem tufadinha de tecido muito leve e vaporoso, com faixa de cetim.A varinha mágica é uma rosa de crochet. O caule foi crochetado à volta de um espetinho tipo palito. A touca foi feita em ponto rede e tem rosas com pendente encaracolado.

Será que ela voa? Afinal tem asinhas...

Esta foi tirada Sexta-feira (21 de Fevereiro), dia da festa de Carnaval na escola. Minha princesa está vestida de Jasmin. Não é linda?? .... e eu, uma babada incorrigivel! - rsrsrsrsrs......

BOM CARNAVAL A TODOS!!!

3 comentários:

Jessica Castro disse...

oiii
lindas fantasias e muito mais lindas essas crianças,seus filhos são lindos.
tenha uma otima semana
bjuxxx

CORTEYGRIF disse...

ola Tania
que fotos lindissimas adorei,e tu toda guapa de Punk,levas muito jeito com a costura,parabens estao todos lindissimos,manda me a tua morada ok!
bj grande e feliz fim de semana
ROSA

Maria Amélia disse...

As fantasias ficaram um luxo. Sua maquiagem punk também. bjs

Crochet Along 2014

Crochet Along 2014
Ik haak mee / Estou a participar...