Já tinha saudades de pegar numa agulha e linha.
Aproveitei a tarde de Domingo e... taráaaaaa
Uma amiga pediu-me para fazer uns sapatinhos para oferecer à bebé recém nascida de uma amiga. Lembrei-me de uma lenda antiga e decidí fazer sapatinhos vermelhos.
Presentear sapatinhos vermelhos é um antigo costume cigano que simboliza protecção, boa sorte, saúde e felicidade para o resto da vida. Reza a lenda que cada bebé escolhe um casal para ser seus pais. Há muito muito tempo, apareceu um bebé muito indeciso quanto à escolha que devia fazer. Então apareceu-lhe uma Mestra com poderes muito especiais. Colocou a mão sobre a sua cabeçinha e segredou-lhe: “Tenha confiança. Para que sua vida na Terra seja tranquila eu enviarei um amuleto, sob forma de presente, garantindo sua saúde e felicidade". O primeiro presente recebido foram sapatinhos vermelhos. O bebé cresceu saudável, forte, feliz e tornou-se muito conhecido e respeitado por todos. Guardou seu amuleto - os sapatinhos vermelhos - para sempre. A partir de então, no seio das famílias ciganas, os recém nascidos passaram a ser presenteados com sapatinhos vermelhos. Ao longo dos tempos, essa tradição espalhou-se um pouco por todo o Mundo. Os sapatinhos que decidí fazer ficaram assim ↑. Se fossem para rapaz, teria feito sapatinhos simples apenas com uma fitinha de cetim para amarrar.
Para menina, achei engraçado colocar uma florzinha e fitinhas de atar verdes com folhinhas nas extremidades.
Aditamento em 09/10/2013:
Soube nesta data que a lenda que contei acima afinal tem autoria, pertence a Janete Reis Silva que me enviou uma mensagem contendo esta infomação. Obrigada, Janete.
Respondi à tua mensagem também num comentário aqui. Se o lês, manda-me sff o link do teu blog para retribuir a visita.
6 comentários:
Oi Tania!
Que lindos os sapatinhos...adorei! Não conhecia essa lenda, mas achei maravilhosa!
Beijos*
çok şirin bu patikler ellerine sağlık canım.
Que hermosura!
çok güzel...
Olá Tania,sugiro que vcs não comercialize seu produto com a lenda,pois essa é registrada por mim desde 2004,se trata de direito autoral e só pode ser comercializada perante contrato e autorização legal.
Att.
Janete Reis Silva
Olá Janete Reis Silva,
Respondo aqui porque não tenho nenhum endereço de e-mail nem indicação de blog.
Embora seu comentáio seja de 26/09 só hoje reajo porque estive fora durante 2 semanas. Não sabia que a lenda era sua. Na verdade encontrei esta lenda quando estava a fazer uma pesquisa no google sobre um filme de sapatilhas vermelhas de ballet que eram amaldiçoadas e quem as calçava dançava sem poder parar até morrer. Quando encontrei esta lenda (a dos sapatinhos que dão sorte) achei-a tão fofa que a (re)escrevi e resolvi partilhar. Vou fazer um aditamento no meu post e mencionar teu nome como sendo autora da lenda. PS: Manda-me o link do teu blog para te fazer também uma visita.
Postar um comentário