Criações feitas com linha, cor e alegria, música, alguma magia e muito amor...

12.5.09

Pulseira inspiração - Panu di Terra

Há muito tempo queria fazer alguma coisa inspirada em "Panu di Terra". Acabei fazendo uma pulseirinha para a minha filhota, inspirada nos desenhos e nas cores desse pano típico de Cabo Verde. Utilizei tela como base e "bordei" os desenhos com linha de lã branca e preta. Coloquei duas tirinhas de velcro para o fecho e fiz uma carreira de pb à volta para um acabamento mais bonito. Ficou assim↓
Foi uma primeira experiência. Tenciono melhorar as próximas peças para não ficarem aqueles espaçozinhos entre os pontos.
Aqui↓ uma foto detalhada de um Panu di Terra original.
O "Panu di Terra" é um tecido típico de Cabo Verde, feito artesanalmente num tear. Nos séculos XVI e XVII, era utilizado como moeda de troca no comércio ao longo da costa africana.

Nos últimos anos, transformou-se num ícone da "caboverdeanidade" e podemos encontrar tiras deste tecido em peças de vestuário e acessórios.

7 comentários:

Unknown disse...

Olá Tania!
Você é muito habilidosa, é muito bonita esta pulseira,e, de certeza que a sua filha gostou muito!
Bjs

Jessica Castro disse...

oiii
a pulseira ficou muito linda,amei
bjuxxx

Eunice Martins♥ disse...

OLA AMIGA QUE LINDA ADOREI,BEIJOS.

anjonalua ateliê disse...

Ficou linda sua pulseira ,amiga.adoro essas coisas ligadas às nossas raízes.Temos tantas coisas bonitas,que muita vezes nem conhecemos e muito menos valorizamis.
Parabéns
Beijos
Yolanda

Natty disse...

Oi Tânia!
Muito linda a inspiração. Eu quando tiver tempo para me dedicar a meu tear quero fazer uns que são assim fininhos como esse mas depois junta-se e é pano de costa (e tb serev depois de mortalha) conheces?

beijos
Natty

Lucy disse...

Oi Tânia.
Adoro seus trabalhos.
Meu irmão adorou seu Blog e eu também gosto muito de passear por aqui.
Beijos Lucy.

Denise disse...

Hahahahaha, Krio-Linha também é cultura.Sei q vc imitou o trabalho de tear, agora que trablho é esse q vc replicou o tecido?É bordado?
Bjs

Crochet Along 2014

Crochet Along 2014
Ik haak mee / Estou a participar...