Criações feitas com linha, cor e alegria, música, alguma magia e muito amor...

12.5.09

Pulseira inspiração - Panu di Terra

Há muito tempo queria fazer alguma coisa inspirada em "Panu di Terra". Acabei fazendo uma pulseirinha para a minha filhota, inspirada nos desenhos e nas cores desse pano típico de Cabo Verde. Utilizei tela como base e "bordei" os desenhos com linha de lã branca e preta. Coloquei duas tirinhas de velcro para o fecho e fiz uma carreira de pb à volta para um acabamento mais bonito. Ficou assim↓
Foi uma primeira experiência. Tenciono melhorar as próximas peças para não ficarem aqueles espaçozinhos entre os pontos.
Aqui↓ uma foto detalhada de um Panu di Terra original.
O "Panu di Terra" é um tecido típico de Cabo Verde, feito artesanalmente num tear. Nos séculos XVI e XVII, era utilizado como moeda de troca no comércio ao longo da costa africana.

Nos últimos anos, transformou-se num ícone da "caboverdeanidade" e podemos encontrar tiras deste tecido em peças de vestuário e acessórios.

7 comentários:

disse...

Olá Tania!
Você é muito habilidosa, é muito bonita esta pulseira,e, de certeza que a sua filha gostou muito!
Bjs

Jessica Castro disse...

oiii
a pulseira ficou muito linda,amei
bjuxxx

Eunice Martins disse...

OLA AMIGA QUE LINDA ADOREI,BEIJOS.

anjonalua ateliê disse...

Ficou linda sua pulseira ,amiga.adoro essas coisas ligadas às nossas raízes.Temos tantas coisas bonitas,que muita vezes nem conhecemos e muito menos valorizamis.
Parabéns
Beijos
Yolanda

Natty disse...

Oi Tânia!
Muito linda a inspiração. Eu quando tiver tempo para me dedicar a meu tear quero fazer uns que são assim fininhos como esse mas depois junta-se e é pano de costa (e tb serev depois de mortalha) conheces?

beijos
Natty

Lucy disse...

Oi Tânia.
Adoro seus trabalhos.
Meu irmão adorou seu Blog e eu também gosto muito de passear por aqui.
Beijos Lucy.

Denise disse...

Hahahahaha, Krio-Linha também é cultura.Sei q vc imitou o trabalho de tear, agora que trablho é esse q vc replicou o tecido?É bordado?
Bjs

Crochet Along 2014

Crochet Along 2014
Ik haak mee / Estou a participar...