Criações feitas com linha, cor e alegria, música, alguma magia e muito amor...

13.4.09

Reciclar, reciclar, reciclar...

Olá todos, espero que tenham tido uma boa Páscoa. Nas minhas mini férias fiz esta linda bolsa. É um WIM (work in mind) que queria fazer há muito tempo mas tive que ser paciente até juntar o material necessário. Uma vez mais, um trabalhinho de reciclagem...
O planeta Terra - a nossa casa - sempre agradece! Este trabalho foi feito com sacos de arroz. São sacos que levam 5 kg de arroz perfumado. Juntei 10 para poder dar início ao meu trabalho. A primeira etapa foi preparar a "linha". Deu uma trabalheira e a minha cozinha (onde executei essa etapa do trabalho) ficou num estado lastimável porque ao cortar os sacos eles desfiam-se e ficou tudo cheio de bocadinhos de plástico A "linha" ficou assim ↓
A execução do trabalho não foi muito fácil. Na primeira tentativa a "linha" desfazia-se toda. Depois, decidí trabalhar juntando um fio de linha acrílica na mesma cor que o plástico. Resultou! E quase não se nota o fio por entre o material reciclado. Na foto abaixo, um pormenor do resultado...Depois de executar o corpo da bolsa, continuei crochetando com lã amarela (mesmo tom que o plástico) para fazer uma alça incorporada. Foi feita com mpa, em carreiras circulares e deixei uma abertura, nos dois lados, para segurar. A última carreira foi feita em ponto carangueijo.Para o forro optei por tecido de algodão com um xadres pequenino em amarelo e branco.
A bolsinha para o telelé, desta vez, foi feita de tecido e aplicada com linha em cor contrastante e ponto zig-zag. A etiqueta foi colocada utilizando a mesma técnica.

A bolsa deu muito trabalho mas o resultado final ficou bem bonito. Quando juntar mais uns sacos vou certamente fazer mais trabalhinhos deste tipo.
Aproveitando a máquina de costura que tirei para preparar o forro da bolsa, fiz logo dois forrinhos para as bolsinhas da foto que se segue. Já estavam prontos há um bom tempo, à espera de acabamento.
São também trabalhinhos de reciclagem - de sacolinhas de plástico. A amarela foi feita de sacos amarelos em dois tons. Usei o mais escuro para o corpo e pala da bolsinha e o mais clarinho para a carreira de remate. O forro é igual à bolsa grande e para fechar coloquei um botãozinho amarelo.A outra foi feita misturando várias cores. É de sacos mais fininhos e brilhantes, gostei do resultado. Optei por um forro de cetim fuchia, fecho eclair e um pendurico no fecho com duas estrelinhas, uma rosa e uma preta. Ficou muito fashion!

7 comentários:

Diana disse...

Muchas felicidades por la perseverancia y por haber alcanzado el objetivo..!!

Quedó lindisima, me gustó mucho..

Eunice Martins♥ disse...

OLA AMIGA MEUS PARABÉNS PELOS SEUS LINDOS TRABALHOS RECICLANDO,ADOREI TODINHOS,O 1º ENTÃO FICOU MARAVILHOSO.BEIJO.

Lúcia disse...

Olá querida

Adoro reciclagem. Infelizmente não sei fazer este tipo de trabalho. Mas faço minha parte transformando vidros em porta-velas e outros objetos de decoração.
parabéns pelo blog e pelo trabalho.
grande abraço,

Lúcia

Nélia Botelho disse...

Olá Tânia!

Embora dê algum trabalho , os crochets com reciclagem ficam sempre originais e coloridos.
Está de parabéns pela ideia, embora saiba que a arte e a inspiração reinam por este cantinho.
bjs
Nélia

Natty disse...

Esses sacos são lindos, eu tenho uma bolsa feita com esse matrial às riscas. Bolsa de mercado na baía. Deixa ver se eu acerto... pelourinho é mercado em criolo certo? antigamente tb era venda d escravos mas agora é verduras né?

Beijo e parabens
Natty

Corteygrif disse...

OLA TANIA
nem vou falar do aaroz perfumado,que è o meu preferido!!!Fantastico uso que desta à bolsa,mas deve ser um trabalho muito seco em termos de confecçao,mas o efeito ficou fantastico.Eu adoro reciclagem transformar peças que iriam para o lixo em peças correntes è arte.
feliz finde
besitos
ROSA

Unknown disse...

amiga que coisa linda, aqui não tem desse saco de arroz é uma pena pois é muito bonito, parabens seu trabalho como sempre maravilhoso, otima semana bjs.

Crochet Along 2014

Crochet Along 2014
Ik haak mee / Estou a participar...