Criações feitas com linha, cor e alegria, música, alguma magia e muito amor...

26.7.12

Casaquinho de bebé com PAP - parte 1

Decidi fazer um casaquinho que "desenhei" mentalmente. À medida que o vou fazendo, vou anotar as várias etápas e também fotografar a evolução do trabalho. Assim, fica um PAP para quem quiser fazer um igual ou parecido :)  

Escolhí duas linhas, sendo uma matizada e a outra em rosa choque. A agulha que vou usar neste trabalho é da Tulip (japonesa) nº 7

 Iniciei o trabalho, com linha rosa choque, fazendo 45 correntinhas + 3 para virar (na verdade essas 3 é como se fosse o 1º pa). Na 4ª corrente a contar da agulha fiz um pa. Fiz pa nas 43 correntinhas seguintes. Sobre a 1ª carreira de pa fiz mais 3 carreiras trabalhando em ponto canelado. Ficou, como se pode ver na foto abaixo. É o cós das costas do casaquinho.


Continuei com a linha matizada da seguinte forma: 1pa sobre o 1º pa da carreira anterior. Depois * saltar uma correntinha, 2 pa no seguinte *. Repetir o que está entre * * até o final e terminar com um pa sobre o último pa da carreira anterior.


Chamo a este ponto de fantasia "ponto V". Fiz um total de 15 carreiras, em matizado, no "ponto V" e depois mudei para rosa choque. Fiz mais 5 carreiras no mesmo ponto e ficou assim...


Agora deixei a parte central sem trabalhar para formar a abertura do pescoço. Trabalhei uma das frentes assim: 1pa, 6 "pontos V", 1 pa. Fiz 4 carreiras assim. Agora é preciso fazer alguns aumentos. Na 10ª carreira (a contar a partir do início do rosa choque) aumentei um "ponto V" na parte central do casaquinho (na lateral não há aumentos). Nas carreiras 12 e 14 também aumentar um "ponto V" na parte central. As carreiras 11 e 13 são sem aumentos. Fazer o outro lado igual. Fica como na foto abaixo. Cada uma das metades da frente fica com 1pa, 9 "pontos V", 1 pa.


Continuar com matizado fazendo mais 15 carreiras (sem aumentos) sobre cada uma das frentes.
Por fim, novamente em rosa choque, terminar as frentes com 4 carreiras em ponto canelado. O corpo do casaquinho está pronto.

Sobre uma das laterais (para fazer uma manga), com rosa choque, fazer 1pa, 18 "pontos V", 1 pa.
Fazer um total de 15 carreiras assim. Repetir igual sobre a outra lateral. O resultado é como na foto abaixo...


Na extremidade das mangas, com matizado fazer: 1pa sobre o 1º pa da carreira anterior, 1 pa no meio de cada "ponto V" da carreira anterior e 1 pa no último pa da carreira anterior. Isso vai provocar um franzido na manga. Trabalhar mais duas carreiras em pa canelado.


Já falta pouco para concluir o casaquinho. Prometo voltar amanhã ou depois com os passos finais.

2 comentários:

Nélia Botelho disse...

Olá Tânia

Muito bom!
As cores são como eu muito aprecio e o modelo está a ficar 5*.Agradecida pelo pap já o vou guardar.
Abraço
Nélia

ANA MARIA disse...

Oi Tânia,
Eu também já guardei o PAP que veio bem a calhar, pois vou fazê-lo para um bebê que vai nascer em breve. Obrigada!
Bjs,
Ana Maria

Crochet Along 2014

Crochet Along 2014
Ik haak mee / Estou a participar...