Criações feitas com linha, cor e alegria, música, alguma magia e muito amor...

30.6.09

Chaveirinhos "Cely"

Olá todos. Tudo bem com vocês? Hoje venho cá rapidinho só para vos mostrar os chaveirinhos "Cely" prontinhos para seguir viagem para sua nova terra (Portugal). São 6. Na foto abaixo, um de cada cor... Adoro fazer esse tipo de chaveirinhos/bonequinhas. Dá trabalho, exige alguma minúcia e paciência mas o resultado final compensa. Ficam muito kiduxas. São caneludas e os pézinhos grandes preenchidos com manta acrílica permitem um balancar bem alegre.

Em tons de azul e salmão...

Acastanhado e verde fluorescente...

Fúcsia...
Reparem nos detalhes dos turbantes e colares ↓ Tudo bem caprichadinho!

E que me dizem a este ↓ aventalzinho mimoso?
Até tenho vontade de fazer um assim para mim - rsrsrsrsrs.....
Aqui↓ as 6 meninas todas juntinhas.
Bye, bye fofinhas. Façam boa viagem e sejam felizes em terras lusas com as vossas novas mamãs.

25.6.09

Drogas??? NÃO!!!

Amanhã, 26 de Junho, é o dia mundial contra o uso abusivo e tráfico ilícito de drogas.
(Imagem retirada da Internet)

Na Cidade da Praia (Ilha de Santiago - Cabo Verde) o Centro da Juventude da Praia, em parceria com a Comissão de Coordenação do Combate à Droga, organiza uma marcha "Unidos Contra a Droga".

Data: 26 de Junho de 2009

Local de concentração: Gimno desportivo

Horário: 14h30mn
Não fique indiferente, participe!

Ah... e aproveite a efeméride para falar sobre a problemática e alertar seus próximos sobre os perigos que a Droga representa.

23.6.09

SARUBOBO (amuleto japonês)

(imagem tirada da internet)

A cada dia que passa descobrimos e aprendemos coisas novas. Há dias, através da Quiane (http://arte-com-quiane.blogspot.com), passei a conhecer os SARUBOBO. Achei-os super interessantes e fiz uma breve pesquisa para passar a saber um pouco mais sobre eles.

Os sarubobo são bonequinhos japoneses originários da Cidade de Takayama. Antigamente, eram feitos pelas avós para as netas ou pelas mães para as filhas como amuletos para protecção contra maus-olhados, um bom casamento, uma boa gravidez e um parto suave. Sarubobo significa macaquinho. Os “saru” (palavra japonesa para macaco) são conhecidos por terem partos rápidos.
Os sarubobo não têm cara. Isso permite imaginar o seu estado de espírito. Se estamos tristes vêmo-los tristinhos também mas se estamos alegres imaginamos o rosto deles com um largo sorriso :D

Tradicionalmente, os sarubobo eram vermelhos e pretos (como na imagem acima) mas nos tempos modernos são confeccionados em várias cores e até em tecidos estampados.

(imagem tirada da internet)

As cores têm os seguintes significados:
Azul – sorte nos estudos e no trabalho;
Rosa – sorte no Amor;
Verde – saúde;
Amarelo – fortuna / dinheiro;
Preto – afasta o azar

No blog da Quiane há um link para um tutorial sobre a confecção dos SARUBOBO. Não é complicado mas requer alguma paciência se os quisermos fazer assim pequenininhos. São totalmente costurados à mão. Eu fiz um com tecido azul e branco aos quadradinhos e lenço + cinturão em tecido acetinado azul com flores brancas.

Aqui ↑ o meu SARUBOBO...
...bem pequenininho De barriguinha virada para cima↑

... de barriguinha virada para baixo ↑

Bolsa bem florida

Que me dizem a esta bolsa bem florida? O corpo estava pronto há já algum tempo mas foi só no FDS que arranjei um tempinho para tratar do forro e demais acabamentos.
O corpo da bolsa é todo formado de flores azuis, rosas e verdes crochetadas juntas. Na parte superior, uma borda em azul claro e verde. Para o forro escolhí tecido de algodão azul num tom ligeiramente mais escuro que o das flores.Por último, uma alça bem colorida trabalhada nas mesmas linhas que as flores e onde passei um cordão (feito de correntinhas) que termina em laçarotes nas duas extremidades da alça. Amei!
Esta ainda não tem dona... vai para minha próxima exposição :)

Flor porta-moedas (reciclagem)

Mais um trabalhinho de reciclagem ^_^
Já tinha mostrado aqui alguns porta-moedas feitos com tampas de roll-on. Ontem, fiz mais este.

Trabalhei com linha de lã - verde para a primeira carreira e depois rosa, formando uma flor bem repolhuda.

Para fechar, um simples cordãozinho passado por entre a última carreira de pétalas. Não ficou kiduxo??

Pegadores bem coloridos

Há dias vi uns pegadores de panela bem bonitos no Recanto das Borboletas (Simoninha) e decidí também fazer uns. Há muito tempo que não fazia pegadores!
Primeiro, fiz um par amarelo...
Depois, outro cor-de-laranja...
No verso são lisos. A cor é contrastante para se ver por entre os espaços abertos da frente.
Só fotografei um de cada mas fiz dois pares :)

22.6.09

Make-up - sombra arrumada

Olhem que fofo esse estojo de maquilhagem.A história deste estojo começa com 6 sombras individuais que ganhei de uma moçinha bem querida. Cada uma das sombras vinha numa bolsinha de plástico com fecho mágico (ver foto abaixo).
As sombras têm cores bem bonitas e são de uma textura muito suave e cremosa.
Mas... não era prático guardá-las assim. Então decidí fazer um estojo para as ter sempre à mão.
Escolhí uma folha de EVA multicolorida e coloquei as 6 sombras sobre ela. Marquei o tamanho e cortei a folha com uma pala que serviria de "tampa" ao estojo + o,5 cm toda à volta.
Usei uma tesoura zig-zag. Na foto acima, da para ver como ficaram as extremidades.
Com cuidado, coloquei cola crazy glue no verso das sombras e colei-as sobre a EVA.
Na "tampa" fixei um elo (feito com elástico roliço) com uma borbeletinha que faz de botão. O estojo ficou assim ↑

17.6.09

Lixo??? Stop - Reciclagem!

Estes dias ando mesmo inspirada! Olhem só estas bolsinhas ou, se quiserem, porta-"qualquer coisa" que é mais "IN". Rsrsrsrsrsrs...A versão original é um frasco vazio destinado ao caixote do lixo.Com uma tesoura bem afiada cortei o frasco no tamanho e formato pretendidos. Um alicate apropriado para esse tipo de trabalhos fez os furinhos equidistantes. O alicate é muito desobediente e recusou-se a fazer esse trabalho sózinho... tive que ajudá-lo (lol)
À volta da abertura crochetei um barradinho com linha preta e depois foi só colocar uma missanga grossa para o fecho.

A bolsinha verde foi feita seguindo o mesmo processo. Gostei muito da transparência do verde fluorescente. Tenho frascos vazios em várias outras cores e formas, brevemente espero voltar cá para vos mostrar o resultado da sua reciclagem :D

16.6.09

Um pouco de côr e pó de pirlimpimpim...

Um pequeno desafio - tornar mais alegre um telelé básico e "cinzentinho".
Lá peguei nas caixinhas onde guardo missangas e tralhas afins e seleccionei 5 flores em tons suaves + 5 pedrinhas brilhantes em cores a condizer. Umas gotinhas de "crazy glue" e um pouco de paciência fizeram o resto...


... e o telelé ficou com uma "carinha" mais colorida - rsrsrsrsrs....

Para completar, fiz uma capinha cor-de-rosa com linha sedificada e apliquei-lhe uma borboletinha, de asas abertas, feita em rosa choque.Foi só um pouco de côr e alguma imaginação mas fez todo a diferença!

Uma árvore para arrumar brincos

Que tal a minha árvore para arrumar brincos? Foi mais uma experiência de reciclagem, desta vez, com um cone de linha de crochet. Fiz um forro para o cone com linha castanha. Trabalhei com pb, em espiral, deixando as laçadas da frente livres. Na parte superior, com linha verde, fiz as folhinhas todas seguidas (sem emendas), passando por entre as laçadas livres do tronco. Por último, fiz várias carreiras de arquinhos (3 corr, 1pb nas laçadas, 3 corr...) para pendurar os brincos.
Aqui o "antes" ...e "depois".

14.6.09

Mimos para o meu popó

Este FDS resolví fazer uns mimos para o meu popó (lol). Depois de ter colocado forros nos bancos e volante numa das minhas cores preferidas - azul turquesa - decidí caprichar um pouco mais e fiz este lindo mobilé para pendurar no retrovisor.As flores foram feitas com fuxicos. A maior com tecido batik em vários tons de turquesa e a pequenina de algodão aos quadradinhos azul claro e branco. Nos dois casos, o miolo foi crochetado com lã amarela bem grossa. Cada flor ficou com 2 miolos (sendo um de cada lado) porque o mobilé fica pendurado, gira e por isso deve ter os dois lados igualmente bonitos.O caule, as folhinhas e as borboletas foram crochetados. Para as borboletas escolhi rosa choque e salmão torrado para constrastar com o verde das folhinhas e os diversos tons de azul das flores. Gostei do resultado final. Minha filhota também gostou e pediu-me um mobilé, desse tipo mas maior, para colocar na janela do quarto. Que bom! Adoro fazer coisinhas para os meus filhotes.

Mas não parei por aqui. Olhem só o que está em cima da minha mesa da cozinha... É uma coisa daquelas para colocar no parabrisas para tapar o Sol. Está meio feio... Decidí por mãos à obra e reciclar a peça. Peguei na tesoura e cortei o remate preto que tinha à volta...Escolhí dois pedaços de tecido (iguais aos que usei para fazer os fuxicos das flores do mobilé) e forrei os dois lados do "tapa-sol" Para dar um acabamento bonito à peça, debruei-a toda com fita de viés aos quadradinhos azul e branco e ficou como se vê na foto acima.
De um lado...

... e do outro...

Finalmente, fiz uma coberta, também com batik em tons turquesa, para colocar em cima da tampa da mala. É caso para dizer ... tudo azul!

Reciclar, reciclar, reciclar...

Nesta quentíssima tarde de Domingo trago alguns trabalhos de reciclagem para actualizar o blog. São todos feitos com PLASTINHA. Os dois primeiros ja vos tinha mostrado quando ainda estavam na fase WIP. Este conjunto foi todo executado com plastinha feita de sacolinhas brancas com letras vermelhas.
Para os acabamentos utilizei 2 fios de linha acrílica (branca e vermelha) como podem ver na foto acima.
O laçarote tem efeito apenas decorativo pois a bolsa fecha com o botão forrado com a mesma linha crochetada a volta de um simples botão de plástico.
Quer a bolsa quer o porta moedas foram forrados com tecido branco.
Este conjunto foi feito com plastinha criada com várias cores de sacos misturados de forma aleatória
O azul em 3 tons e texturas diferentes misturado com laranja torrado e preto criou um efeito gráfico bem bonito. Desta vez, no acabamento misturei duas cores de lã - azul e cor de ferrugem. O forro é um estampado de algodão aos quadradinhos (azul e branco).

Por último, um tapete para WC bem colorido.
Misturei vários sacos brancos mas com estampados em cores diferentes. O centro do tapete foi crochetado em oval com PA. Depois, à volta, várias carreiras em V e, para terminar, um biquinho em arcos.

Crochet Along 2014

Crochet Along 2014
Ik haak mee / Estou a participar...