Criações feitas com linha, cor e alegria, música, alguma magia e muito amor...

30.3.09

Uma bailarina bem charmosa

Lembram-se da bailarina Titi? Foi um dos primeiros posts aqui nesse meu cantinho. Pois é, alguém a viu e adorou. Pediu-me que fizesse uma bem escurinha, com roupa laranja e cabelo verde, para oferecer à sobrinha. Metí mãos à obra e.... tatararáaaaaaaaaa...Peço desculpas pela qualidade da foto. Quando vi como ficou já era tarde para fotografar de novo porque a menina já estava embalada e prontinha para seguir viagem. Vai para a cidade do Porto (Portugal)
Aqui está sentada e dá para ver como é "caneluda" - rsrsrsrsrs
A saia é cheia de babadinhos e ficou com um efeito bem tufado - afinal é uma bailarina!
Mas o pormenor que me encanta mais são as sapatilhas. São simplesmente lindas! Até dá vontade de fazer umas assim para mim para usar dentro de casa...

Bomboneira azul

Mais uma bomboneira prontinha para entregar.
Desta vez, em azul vivo e amarelo clarinho, cores escolhidas pela Dona F.É uma peça trabalhosa mas o resultado final compensa. Como já disso anteriormente, acho que pode enfeitar a mesa do pequeno almoço ou lanche se a utilizarmos para colocar pequenos paes (tipo bico de pato)
Desta vez, é uma peça que não vai "viajar" - lol - fica aqui mesmo na Cidade da Praia.

27.3.09

Bonequinha Cely + Dia da mulher cabo-verdiana

Ontem à noite, terminei esta bonequinha que é na verdade um chaveiro. Vou oferecê-lo a uma amiga muito querida que, logo à noite, actuará na gala comemorativa do dia da mulher cabo-verdiana. À propósito, parabéns à todas as mulheres cabo-verdianas por este mundo fora. Os meus parabéns são extensivos à todas as mulheres do mundo visto considerar que "ser mulher" é algo que ultrapassa fronteiras, nacionalidades, crenças e/ou religiões. A bonequinha tem um vestido feito de pano africano. O vestido tem mangas raglan e um folho largo como saia. Para alegrá-lo fiz barradinhos nas mangas e na bainha com linha numa das cores do desenho do vestido.
Olhinhos meigos, lábios em laranja vivo e um colar onde misturei continhas brancas e pretas com 3 sibitchis (essas bolinhas pretas com pintas brancas). Os sibitchis são originários da costa ocidental africana e atribui-se-lhes o poder de "afastar maus olhados"
Na cabeça, um lenço dourado amarrado com um entrelaçado feito com uma tira do tecido do vestido e outra crochetada com a linha usada no vestido, misturada com linha preta. Ficou completo com a rosa dourada. Baptizei a bonequinha de Cely :)

Esta é a minha amiga Celina Pereira
Ela fala da tradição, da cultura, da música dos hábitos da terra que lhe viu nascer: Cabo Verde. Em Portugal onde reside há 34 anos, recria as tradições antigas da sua terra, reinventando histórias para adultos e crianças.

Paralelamente ao seu trabalho em palco e estúdio, Celina Pereira alinha, desde há alguns anos, com a filosofia do pedagogo e violinista Yehudi Menuhin, que propunha combater a agressividade nas crianças através das artes. Assim, percorre escolas em Portugal - em particular aquelas em que as diferentes origens dos alunos tendem a gerar conflitos - contando histórias tradicionais e ensinando cantigas como forma de levar as crianças a conviver bem com as diferenças culturais.
"Estória, estória - Do tambor à Blimundo" é um áudio-livro que pretende recuperar o património expressivo das histórias e jogos de roda tradicionais africanos. O livro, ilustrado com os apelativos desenhos contém textos da autoria de Celina Pereira bem como a adaptação de dois contos de África, dos quais um é de Cabo Verde. O CD complementa o livro numa "versão falada" dos jogos e cantigas de roda, que entrelaçam as várias culturas. As cantigas, cantadas por crianças, abrem a passagem à leitura dos contos e textos. Não posso deixar de referir que minha filhota e meu filho mais novo participaram alegremente nesse trabalho.
Parabéns Celina, continua assim a bem da nossa cultura e das nossas crianças.
(Os textos relativos à celina Pereira foram extraídos de blog http://celinapereira.blogspot.com)

26.3.09

Girassóis

Fazer porta-moedas é simplesmente contagiante! Depois dos reciclados da semana passada, fiz mais um com tampa de roll-on, desta vez, um girassol. Resolvi fazer também um modelo diferente (sem reciclagem) com fecho eclair.
Acho que ficaram bem alegres. O girassol é uma flor muito colorida e transmite optimismo. Ela acompanha o movimento do Sol, do calor e da alegria que este transmite.

Os dois lados são iguais, o centro do girassol é castanho escuro. As pétalas amarelas ficaram soltas criando um efeito muito bonito.

Fecha com um ziper no qual apliquei um cordãozinho com folhinhas

O tamanho deste porta-moedas permite utilizá-lo para outros fins, por exemplo, como pequena bolsinha para maquilhagem.

Este aqui ↑ é feito reciclando uma tampinha de roll-on.

Nesta foto, dá para ver que o início do trabalho é igual aos da semana passada. O que muda são as cores e o modelo da flor.

Bolsa com flores

Há já um tempinho que não fazia uma bolsa. Terminei esta ontem. Foi feita por encomenda. A dona pediu que a fizesse parecida com uma que postei aqui há um bom tempão mas com alças longas.
O corpo da bolsa é todo trabalhado em leques. As flores e folhas são crochetadas à parte e aplicadas. Para o forro escolhi um tecido todo franzidinho castanho escuro o que faz sobresair bem o ponto de leques. Gostei e ela também :)

23.3.09

Porta-moedas (reciclagem)

Olá meninos e meninas, desta vez sim, fiz o porta-moedas da Sandra Simião (Ninha Croche) e ficou como podem ver na foto abaixo. Fiz com duas tampinhas de embalagem de creme de chocolate para barrar. Para a parte crochetada escolhi 3 cores diferentes: azul turquesa (para combinar com a cor das tampinhas), laranja e amarelo.
Fiz as duas metades iguais, costurei o fecho e só depois crochetei as duas partes juntas.
Não gostei da forma como ficou e então fiz dois círculos, com as mesmas cores, que apliquei sobre os dois lados do porta-moedas, ou seja, no centro das tampinhas.
Acho que ficou muito "gordo" para porta-moedas mas pode ser bem util para guardar outras coisinhas, como por exemplo, um batom, um pequeno espelho, rebuçados etc...

Chegou a Primavera e com ela mais flores...

Decididamente ando inspirada... Este FDS, criei mais um modelinho de porta-moedas de reciclagem. Desta vez, com tampinhas de roll-on. Ficaram assim ↓
A tampinha é furada toda a volta e a carreira inicial do crochet é feita nesse furinhos, como podem ver nas fotos abaixo
Optei por flores bem repolhudas...Branquinha com miolo amarelo...Rosa bem vivo...Abertos ficam assim ↓↑Agora é só colocar as moedas, puxar o cordãozinho e pronto!

20.3.09

1º Aniversário do meu blog + Reciclar para brincar

Hoje venho apresentar-vos a minha mais recente criação (hehehe, sou tão pretensiosa!!) - uma bonequinha num berço. É tudo muito pequenininho e, isso é que realmente interessa, é um projecto de reciclagem. Pois... não acreditam? Já vos mostro...

Peguei numa embalagem vazia de margarine e fiz-lhe furinhos na orla superior (com alicate perfurador). Nesses furinhos, fiz a primeira carreira de pontos (ver foto abaixo)

Continuando a trabalhar sobre esses pontos iniciais fiz várias carreiras, em ponto fantasia, do lado exterior do recipiente. Ficou com este aspecto. Como podem ver, a última carreira (quando se chega à altura da peça) é um biquinho

A etapa seguinte foi fazer o colchão + travesseiro que ficaram assim ↓


Foram feitos em carreiras circulares e com mpb. No final, preenchi-os com manta acrílica. Para dar mais graça ao travesseirinho fiz-lhe um babadinho à volta.

Para completar o jogo, uma linda mantinha com ponto de fantasia. O berçinho está pronto, agora só falta o bebé...

Fiz este mini bebézinho em tricot. A linha é bem fininha e trabalhei com agulhas nº2. Depois de feito o corpo e bordada a carinha tratei da roupinha, novamente em crochet. O bebezinho ficou assim ↓ Reparem como é pequenininho...
Agora só falta colocá-lo no berçinho... ... cobrí-lo com a mantinha e dizer "dorme bem".

IUPIEEEEEE... 1º aniversário da Krio-Linha!!!!

Nem posso acreditar!!! Meu bloguinho completa hoje 1 ano de vida. Um ano de partilha, de troca de experiências, de aprendizagem. Um ano de novas amizades, umas reais outras virtuais, mas todas igualmente valiosas.
Foi também um ano de dedicação e empenho: para lançar a marca, para cuidar do blog e mantê-lo sempre actualizado e interessante, para atender aos pedidos de ajuda/dicas/explicações feitos aqui ou através do e-mail, para dar o devido e atempado encaminhamento às encomendas recebidas, sempre preparadas de acordo com os pedidos específicos. Foi, ainda, um ano para chamar a atenção para as mais diversas causas, dando particular destaque às causas ambientais, através de projectos de reciclagem.
Por tudo isso digo parabéns KRIO-LINHA e parabéns amigos da Krio-Linha sem o apoio dos quais esta iniciativa não faria sentido.
Alguns dados relativos a este primeiro ano de vida:
  • 295 posts (incluindo este)
  • 11 PAPs preparados com muito carinho
  • 47 seguidores
  • participação em 2 feiras de artesanato
  • 1ª Exposição a solo
  • design e execução da Sereia Krio-Linha, logo da marca
  • Peças vendidas /enviadas para os seguintes destinos: Açores, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, França, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal
Foi sem dúvida um ano muito positivo e, hoje, não hesito em afirmar que "a Krio-Linha veio para ficar".
Amigos, para celebrar comigo este marco, considerem-se convidados a tirar uma fatia deste lindo bolo onde não podiam faltar as ondas do mar, afinal a Krio-Linha é uma sereia!

19.3.09

Feliz Dia do Pai

Papá, neste dia especial um ramo de flores para ti com muito carinho da filha Tania e dos netos Yannick, Tanita e Samir. Desejo-te um dia muito feliz, não só hoje mas sim todos os dias porque, para um bom pai, todos os dias é "Dia do Pai". Beijinhos
Quero também desejar, a todos os papás que por aqui passam, um Feliz Dia do Pai!

18.3.09

Porta moedas - reciclagem tampa de garrafa

Há dias vi um porta moedas bem original no blog Ninha Croche da Sandra Simião (ver nos meus links). Era feito com duas tampas de plástico de latas de cacau. Entre elas havia uma faixa crochetada com zipper no meio. Bem bonito e original. Ontem à noite, em casa, no armarinho onde guardo coisas para reciclar, fui à procura de tampas desse tipo para fazer algo parecido mas, infelizmente, não encontrei ...
Como já tinha decidido reciclar, fiquei a olhar para o material que tinha disponível e tive uma ideia. Decidí fazer um porta moedas, tipo bolsinha, a partir de uma tampa de um garrafão de água (desses de 5 litros). A experiência saiu assim ↓
Adorei!!! Ficou melhor do que eu esperava e então decidi fazer outro, desta vez com PAP.

Material necessário:

1 tampa da garrafão de plástico (desses de 5 litros); 1 alicate para furar; linha (podem ser restinhos); agulha de crochet de número adequado para a linha e 2 contas ou missangas. Escolhi linha acrílica em preto e branco e contas étnicas de madeira nas mesmas cores.
1. Fazer furinhos na tampa em toda a lateral
2. Amarrar a linha branca num dos furinhos e crochetar 3 pb em cada um. Fechar a carreira com um pbxm
3. Sobre cada pb fazer um pa. Fechar a carreira com um pbxm

4. Juntar a linha preta e fazer uma carreira de pb (atenção - não corte a linha branca porque vai trabalhar alternando as cores, as linhas cruzam-se no lado avesso da peça)
5. Repetir as carreiras 2 e 3 mais 2 vezes
6. Fazer uma carreira de passa-fita (1pa, 1 corr saltando um ponto de base...)
7. Fazer um biquinho. Fiz em cada arquinho 1 pbxm, 3 corr, e 2 pa.
7. Fazer um cordão, passa-lo pela carreira de passa-fita e fixar as contas nas duas extremidades. O porta moedas está prontinho, pode colocar as moedas nele.
Na foto acima podem ver todos os detalhes: o fundo (tampinha), o início do corpo da bolsinha (os pontos feitos nos furinhos) e as contas do cordão.

É claro que este PAP é só uma orientação. Podem trabalhar com uma cor só ou com mais cores, Podem mudar os pontos, o biquinho, o cordão, enfeitar com flores, borboletas, etc, etc... É só dar asas à imaginação.

Foi o que eu fiz e cá estão mais dois modelos diferentes:
Aqui um feito com lã cor de ferrugem e duas flores vermelhas no cordão. O corpo da bolsinha foi feito em ponto canelado.
Nesta última peça trabalhei com lã beje. Apenas o biquinho foi feito de outra cor - azul bebé. O efeito ficou bonito por ser a mesma cor que a tampinha. A bolsinha foi toda feita em pb. No cordão misturei as duas cores e apliquei contas azuis e de madeira.

Estou muito contente por ter inventado essa peçinha útil e espero que também se divirtam fazendo as vossas variações. Sempre são algumas tampinhas recicladas e diminuimos a quantidade de "restinhos" de linha e lã. O meio ambiente agradece!!!

Crochet Along 2014

Crochet Along 2014
Ik haak mee / Estou a participar...